Artigo

2 milhões de senhas roubadas por meio de ataque com keylogging

2 milhões de senhas roubadas por meio de ataque com keylogging

Rafael Videiro

  • 5 de dezembro de 2013
  • Atualizado: 6 de março de 2024 às 14:04
2 milhões de senhas roubadas por meio de ataque com keylogging

A segurança da internet foi, mais uma vez, duramente castigada. Quase dois milhões de senhas do Facebook, Twitter, Gmail, Yahoo! e LinkedIn foram roubadas. Todos os serviços estão cientes do problema e já notificaram os usuários das contas afetadas.

Leia também:



Não se trata de uma falha de segurança dos próprios serviços online. As senhas foram obtidas por meio da invasão de computadores em 92 empresas com programas de keylogging. Esse tipo de software malicioso registra tudo o que é digitado no teclado e envia as informações diretamente para quem o instalou. Foi dessa forma que os hackers obtiveram as seguintes informações:

  • 1,58 milhão de logins de sites
  • 320 mil logins de e-mails
  • 41 mil contas de FTP
  • 3 mil logins de desktop remoto
  • 3 mil contas do Secure Shell

A maior parte das senhas roubadas são de logins do Facebook, seguido pelo Yahoo!, Google e Twitter. A quantidade de dados roubados do LinkedIn é significativamente menor.

Esse ataque foi realizado por servidores holandeses, o que explica o fato da quase totalidade (97%) dos usuários afetados também ser desta nacionalidade. Dados de contas da Tailândia, Alemanha e Singapura também foram roubados, mas num volume muito menor.

Quantidade de contas roubadas por países (Fonte: SpiderLabs)

A segurança das informações na internet é constantemente questionada, mas os ataques hackers não são os únicos vilões da história. Um recente roubo de milhões de logins da Adobe revelou o quão simples e fáceis de adivinhar são muitas senhas definidas pelos usuários. ‘1234’, ‘asdfg’ e ‘chocolate’ são apenas alguns exemplos das senhas mais usadas.

É verdade que se o seu PC for infectado com um malware, não faz diferença a complexidade da senha que você usa. Entretanto, você aumenta consideravelmente o risco de ter suas contas – e privacidade – invadidas quando usa senhas muito óbvias e fáceis de descobrir.

Fonte: CNNMoney

Últimos Artigos

Carregando o próximo artigo