Notícias
Embora a Microsoft não tenha anunciado, você já pode desativar o OneDrive no Windows 11
A empresa permite que você abandone a nuvem


- 11 de março de 2024
- Atualizado: 20 de março de 2024 às 00:40

A Microsoft aceitou a contragosto a impopularidade do serviço OneDrive no Windows 11, e embora não tenha anunciado oficialmente (devido ao óbvio interesse da empresa em manter este serviço), finalmente é possível desabilitar essa nuvem no sistema sem nenhum problema. Com isso, o Windows 11 continua aumentando a liberdade dos usuários para escolher quais serviços desejam ter em seu PC.
O OneDrive é o sistema de nuvem da Microsoft e, embora a empresa se esforce para que os usuários o utilizem, a reação que geralmente gera é o oposto, aumentando a rejeição da comunidade aos seus serviços. Por isso, em um exercício de reflexão, a Microsoft optou pela via diplomática, mesmo que em silêncio, para que os usuários possam se livrar do OneDrive, se assim desejarem.
Windows 11 sem OneDrive
Conforme explicado pela Neowin, a Microsoft não fez nenhum anúncio de que agora você pode desabilitar o OneDrive no Windows 11, mas a opção já está funcionando e pode ser feita sem problemas. Portanto, agora é possível desfrutar da experiência do Windows 11 sem se preocupar com o serviço de nuvem, que muitas vezes pode ser irritante.
Para se livrar do OneDrive, você só precisa fazer uma coisa: desvincular o serviço do OneDrive da sua conta Microsoft. Dessa forma, embora não seja totalmente eliminado, ele ficará inativo e deixará de sincronizar conteúdos sem o seu consentimento, pois não haverá uma conta na qual depositar esses conteúdos.

Windows 11 não consegue ter sucesso
Já se passaram mais de dois anos desde que o Windows 11 está disponível para ser usado como sistema operacional, mas, mesmo que tenha passado um tempo razoável o suficiente para que a maioria dos usuários tenha atualizado seu sistema, a realidade é que o Windows 10 ainda tem mais que o dobro de usuários do que o Windows 11 atualmente. É por isso que, por meio dessas medidas, a Microsoft tenta tornar sua versão mais atualizada do sistema operacional mais atraente.
Na verdade, esse problema pode se tornar cada vez mais grave, não apenas para a Microsoft, mas também para os usuários. A razão: em outubro de 2025, o Windows 10 deixará de receber atualizações de segurança gratuitas. Portanto, em termos de segurança, é altamente recomendável que os usuários não fiquem desprotegidos e migrem para o Windows 11 o mais rápido possível, a menos que prefiram optar por software livre ou pagar por atualizações de segurança que a Microsoft lançará a partir de outubro de 2025.

Graduado em Jornalismo, Daniel é especializado em videogames e tecnologia, escrevendo atualmente para Andro4all e NaviGames, e tendo escrito para mais portais da Difoosion como Alfa Beta Juega ou Urban Tecno. Ele gosta de estar atualizado com as notícias, assim como de leitura, videogames e qualquer outra forma de expressão cultural.
Os mais recentes de Daniel García
- O aplicativo Mensagens do Google recebeu uma interface de fotos… mas não é nada de especial
- Graças ao GOG, agora você pode jogar God of War no seu PC sem nenhum DRM
- A versão 2024 do Windows 11 já está disponível no Flight Hub do programa Insiders
- O Google explica aos usuários como a IA funciona para resumir mensagens no Android Auto
Também pode te interessar
Prime Video termina o ano em grande: chegam Red One, Cross e Citadel em dose dupla
Leia mais
O golpe dos aplicativos românticos com criptomoedas que o Google decidiu denunciar
Leia mais
Margot Robbie produzirá um filme baseado em uma guerreira de quadrinhos… e também será a protagonista?
Leia mais
Já sabemos quanto tempo Hellblade 2 vai durar: menos do que o esperado
Leia mais
Chega à Netflix um dos filmes de ficção científica mais originais e divertidos dos últimos anos
Leia mais
O último grande sucesso da Steam é como o Lethal Company, mas sendo um youtuber
Leia mais