Artigo
Escolha dos Editores: melhor navegador de internet para Windows


- 26 de setembro de 2014
- Atualizado: 6 de março de 2024 às 13:38

Se há uma categoria de programas que costuma criar fidelidade entre os usuários é a dos navegadores. Depois que nos acostumamos a clicar no ícone do navegador é bem difícil trocar para outro programa. Quem não conhece alguém que acha que “a internet é” aquele E azul na área de trabalho? Pois esse é o tema da semana da escolha dos editores.
A estagnação do Internet Explorer e a chegada do Firefox e Chrome balançou uma área que parecia dominada pela Microsoft. Hoje não são só os recursos que diferenciam os programas: velocidade, compatibilidade com diferentes padrões e opções de personalização são alguns dos fatores que definem a escolha de um ou outro. Enfim, quais são os browsers favoritos da equipe do Softonic?
Mozilla Firefox
Desde que surgiu, o Firefox é o meu navegador preferido. Mesmo na época em que ele era pesado como um elefante, eu não conseguia abrir mão dos inúmeros complementos que tinha instalado. Nem mesmo quando apareceu o Google Chrome eu não quis mudar de browser. Continuava preferindo a política de código aberto e envolvimento da comunidade no desenvolvimento do Firefox. Depois que o comparativo de navegadores do Softonic escolheu o Firefox como melhor navegador, então… agora é que não mudo mesmo!
O Firefox é o navegador que consome menos memória e é o mais rápido. Ele só perdeu em um dos três aspectos analisados. E tudo isso sem contar as possibilidades de personalização, que não foram levadas em conta no comparativo. Não tem jeito: o Firefox é o melhor navegador, na minha opinião.
Baixar Mozilla Firefox para Windows
Google Chrome
O meu navegador preferido ainda é o Chrome. Reconheço que o navegador do Google deu uma piorada nos últimos anos, principalmente em velocidade. Ele ficou mais lento e agora consome tanta memória quanto alguém com sede bebe água. Mas ainda não é o suficiente para eu considerar trocar de programa. Os navegadores atuais não possuem um recurso matador, daquele tipo que transforma o mercado. O RockMelt tentou, não funcionou, mas foi comprado pelo Yahoo.
Um exemplo: nosso compativo entre navegadores apontou o Firefox como grande campeão da categoria, enquanto o Chrome ganhou apenas a terceira posição. Isso significa alguma coisa? Não pra mim, porque só faço questão do navegador ser compatível com as novas tecnologias de internet e desempenhe suas funções sem gargalos, mesmo que a inicialização seja mais lenta do que o Firefox (e no critério desempenho, o Chrome venceu!). Por isso, o Chrome é uma escolha aceitável no mar de mesmices que afogaram os navegadores. Quem sabe o MxNitro surpreenda. Eu não aposto nisso.
Baixar Google Chrome para Windows
Google Chrome
Essa escolha é das mais difíceis para fazer. A verdade é que eu uso mais de um navegador – Chrome, Firefox, Internet Explorer e às vezes até o Opera… – mas se eu tivesse uma arma apontada na cabeça e tivesse que escolher só um seria o Chrome mesmo.
Apesar de não ter a vantagem da velocidade que tinha no começo – e todos os navegadores estão suficientemente rápidos hoje – o Chrome tem alguns diferenciais: integração com o tradutor do Google, proteção contra travamentos mais eficiente e integração do Flash Player, o que economiza a instalação do plugin e a dor de cabeça de atualizá-lo sempre vez que aparece um bug de segurança.
Baixar Google Chrome para Windows
Internet Explorer
Depois de um (muito) longo e tenebroso inverno, quando chegou a perder – merecidamente – a liderança do mercado de navegadores, a Microsoft finalmente acertou a mão com o Internet Explorer 11. O browser está mais rápido, estável, tem um número maior de plugins à disposição e conversa muitíssimo bem com o HTML 5, que é a linguagem que vai dominar a internet nos próximos anos.
A interface do navegador está mais minimalista. O Internet Explorer agora traz um suporte decente às telas touchscreen e à organização dos favoritos e ainda está um pouco mais fácil para achar as ferramentas de configuração do navegador. E, para completar, o número de brechas de segurança caiu consideravelmente. Apenas ignore o Bing, que você vai ficar bem.
Não sei se o Internet Explorer vai conseguir retomar a supremacia que hoje pertence ao Chrome e ao Firefox, mas é sempre bom termos opções bacanas como o IE 11 em caso de apocalipses zumbis.
Você usa algum dos navegadores acima? Usa outro e acha melhor ainda? Diga qual é nos comentários abaixo.

Os mais recentes de Rubens Eishima
Também pode te interessar
Prime Video termina o ano em grande: chegam Red One, Cross e Citadel em dose dupla
Leia mais
O golpe dos aplicativos românticos com criptomoedas que o Google decidiu denunciar
Leia mais
Margot Robbie produzirá um filme baseado em uma guerreira de quadrinhos… e também será a protagonista?
Leia mais
Já sabemos quanto tempo Hellblade 2 vai durar: menos do que o esperado
Leia mais
Chega à Netflix um dos filmes de ficção científica mais originais e divertidos dos últimos anos
Leia mais
O último grande sucesso da Steam é como o Lethal Company, mas sendo um youtuber
Leia mais