Notícias
Este é o percentual de jogos para celulares que travam após o lançamento
O setor móvel parece estar em má situação


- 24 de novembro de 2023
- Atualizado: 6 de março de 2024 às 13:28

Muitas equipes de desenvolvimento de jogos estão indo na direção dos dispositivos móveis devido ao potencial de um mercado composto por bilhões de pessoas. A realidade é que muitos desses jogos falham muito cedo.
Uma pesquisa realizada com centenas de desenvolvedores oferece uma visão pouco esperançosa do negócio de jogos para dispositivos móveis.
O modelo de ‘jogo como serviço’ não parece funcionar muito bem em smartphones e tablets, e o fracasso é o resultado provável da maioria dos esforços de desenvolvimento.
Uma amostra de 500 estudos e um futuro sombrio
A empresa de pesquisa de mercado Atomik Research entrevistou 500 desenvolvedores dos Estados Unidos e do Reino Unido e revelou uma tendência pouco promissora no setor de jogos para dispositivos móveis.
O relatório “Good Games Don’t Die” (Bons Jogos Não Morrem) afirma que 83% dos jogos lançados em plataformas móveis falham dentro de três anos, enquanto 43% nem mesmo sobrevivem à fase de desenvolvimento e são cancelados antes do lançamento.
O relatório aponta que 76% dos jogos para dispositivos móveis atingiram seu pico de receita no primeiro ano, mas apenas 4% conseguem o mesmo resultado no segundo ano.
Os volúveis usuários ocasionais que jogam em dispositivos móveis não são a única razão para essa tendência, já que apenas uma minoria de desenvolvedores parece disposta a adotar uma abordagem adequada de ‘jogo ao vivo’ como serviço.
De acordo com a Atomik Research, mais da metade dos desenvolvedores de jogos para dispositivos móveis oferecem serviços ao vivo em seus jogos, mas 38% não publicam conteúdo ou atualizações regularmente.
Menos da metade dos desenvolvedores lançam atualizações mensais para seus jogos, e apenas 5% dos jogos recebem suporte estendido sete anos após o lançamento.
A taxa de fracasso de novas empresas de jogos é surpreendente e, no entanto, 78% dos desenvolvedores ainda preferem trabalhar em novos projetos.
Mais de um terço dos desenvolvedores entrevistados afirma que a ‘incerteza do setor’ os impede de criar novas experiências de jogo para dispositivos móveis, enquanto 30% consideram que o mercado atual é muito difícil para oferecer uma oportunidade razoável de sucesso.
O relatório “Good Games Don’t Die” (Bons Jogos Não Morrem) deve servir como um alerta para o setor, acrescentou Trancik, uma fonte de inspiração com dados acionáveis para que tanto desenvolvedores quanto editores maximizem suas receitas com jogos ‘tanto novos quanto antigos’.

Jornalista especializado em tecnologia, entretenimento e videogames. Escrever sobre o que me apaixona (gadgets, jogos e filmes) me permite manter a sanidade e acordar com um sorriso no rosto quando o despertador toca. PS: isso não é verdade 100% do tempo.
Os mais recentes de Chema Carvajal Sarabia
Também pode te interessar
Prime Video termina o ano em grande: chegam Red One, Cross e Citadel em dose dupla
Leia mais
O golpe dos aplicativos românticos com criptomoedas que o Google decidiu denunciar
Leia mais
Margot Robbie produzirá um filme baseado em uma guerreira de quadrinhos… e também será a protagonista?
Leia mais
Já sabemos quanto tempo Hellblade 2 vai durar: menos do que o esperado
Leia mais
Chega à Netflix um dos filmes de ficção científica mais originais e divertidos dos últimos anos
Leia mais
O último grande sucesso da Steam é como o Lethal Company, mas sendo um youtuber
Leia mais