Notícias
Mark Zuckerberg quer tornar a inteligência artificial geral de código aberto… e isso é muito perigoso
É assustador: A promessa de Mark Zuckerberg de criar IA avançada preocupa os especialistas


- 19 de janeiro de 2024
- Atualizado: 7 de agosto de 2024 às 05:45

A inteligência artificial geral será tão inteligente quanto um ser humano e terá muito mais recursos e conhecimentos. Isso é fascinante e potencialmente devastador. Mark Zuckerberg quer torná-la de código aberto.
Mark Zuckerberg foi acusado de adotar uma abordagem irresponsável em relação à inteligência artificial após se comprometer a construir um sistema de IA poderoso no nível da inteligência humana.
O problema? O fundador do Facebook também levantou a possibilidade de disponibilizá-lo gratuitamente ao público.
O diretor executivo da Meta declarou que a empresa tentará construir um sistema de inteligência artificial geral (IAG) e fazê-lo de código aberto, o que significa que será acessível a desenvolvedores externos à empresa. Ele acrescentou que o sistema deve estar ‘tão disponível quanto possível de forma responsável’.
Meta: buscar a AGI e torná-la Open Source
Numa publicação no Facebook, Zuckerberg afirmou que estava claro que a próxima geração de serviços tecnológicos ‘requer construir uma inteligência geral completa’.
AGI não é um termo estritamente definido, mas geralmente se refere a um sistema teórico de IA que pode realizar uma série de tarefas com um nível de inteligência que iguala ou supera o dos humanos.
A possível aparição da IA geral artificial (AGI) tem alarmado especialistas e políticos ao redor do mundo, que temem que um sistema desse tipo, ou uma combinação de múltiplos sistemas AGI, possa escapar do controle humano e ameaçar a humanidade.
Zuckerberg confirmou que a Meta estudaria a possibilidade de tornar sua AGI de código aberto, ou seja, disponível gratuitamente para que desenvolvedores e o público possam usar e adaptar, como o modelo de IA Llama 2 da empresa.
‘Esta tecnologia é tão importante e oferece tantas oportunidades que deveríamos torná-la de código aberto e disponibilizá-la ao público da forma mais responsável possível, para que todos possam se beneficiar’, afirmou.
Meta foi uma das empresas de tecnologia que se comprometeram no ano passado em uma cúpula mundial sobre segurança da IA realizada no Reino Unido a permitir que os governos examinem as ferramentas de inteligência artificial antes e depois de seu lançamento.
Em uma entrevista concedida na quinta-feira ao site de notícias tecnológicas The Verge, Zuckerberg afirmou que ele optaria pelo open sourcing enquanto fizesse sentido e fosse ‘o mais seguro e responsável’.
A decisão da Meta no ano passado de abrir o código do Llama 2 gerou críticas de alguns especialistas: ‘é um pouco como dar às pessoas um modelo para construir uma bomba nuclear’.

Jornalista especializado em tecnologia, entretenimento e videogames. Escrever sobre o que me apaixona (gadgets, jogos e filmes) me permite manter a sanidade e acordar com um sorriso no rosto quando o despertador toca. PS: isso não é verdade 100% do tempo.
Os mais recentes de Chema Carvajal Sarabia
Também pode te interessar
Prime Video termina o ano em grande: chegam Red One, Cross e Citadel em dose dupla
Leia mais
O golpe dos aplicativos românticos com criptomoedas que o Google decidiu denunciar
Leia mais
Margot Robbie produzirá um filme baseado em uma guerreira de quadrinhos… e também será a protagonista?
Leia mais
Já sabemos quanto tempo Hellblade 2 vai durar: menos do que o esperado
Leia mais
Chega à Netflix um dos filmes de ficção científica mais originais e divertidos dos últimos anos
Leia mais
O último grande sucesso da Steam é como o Lethal Company, mas sendo um youtuber
Leia mais