Notícias
Mudança histórica: Apple anuncia suporte RCS em Mensagens
A comunicação entre plataformas está prestes a mudar.


- 17 de novembro de 2023
- Atualizado: 6 de março de 2024 às 13:28

A Apple anunciou uma mudança significativa em sua política de mensagens: a adoção do padrão de Serviços de Comunicação Enriquecida (RCS) em seu aplicativo Mensagens. Uma decisão que marca um ponto de viragem na interação entre os utilizadores do iPhone e do Android.
Um novo padrão que abre muitas possibilidades
Em declarações ao 9to5Mac, um porta-voz da Apple confirmou que o suporte para o RCS será lançado no próximo ano. “Mais adiante, no próximo ano, adicionaremos suporte para o Perfil Universal do RCS, conforme atualmente publicado pela Associação GSM. Acreditamos que o Perfil Universal do RCS oferecerá uma melhor experiência de interoperabilidade em comparação com os padrões SMS ou MMS”, informaram da Apple.
O RCS funcionará em conjunto com o iMessage, que continuará sendo a opção principal e mais segura para os usuários da Apple. A integração do RCS é vista como uma substituição para os atuais padrões de SMS e MMS, embora estes ainda estejam disponíveis como opções secundárias.
O padrão RCS, adotado pelo Google e por outros fabricantes e operadoras de telefonia em todo o mundo, representa uma importante evolução em relação às tecnologias atuais. Uma evolução que, no entanto, não atinge o nível de capacidade do iMessage, mas que marca um importante primeiro passo na direção certa.
Comparado com o MMS e o SMS, o RCS suporta fotos e vídeos de maior resolução, mensagens de áudio, tamanhos de arquivo maiores e permite uma melhor criptografia para conversas entre usuários de iPhone e Android, reações via emoji entre plataformas e maior confiabilidade em chats em grupo. A Apple afirma que, embora o RCS melhore a segurança das mensagens entre dispositivos, não é tão seguro quanto o iMessage.
O RCS também nos permitirá compartilhar nossa localização dentro das conversas de texto e, assim como o iMessage, funcionará tanto por Wi-Fi quanto pela rede celular. No futuro, a Apple planeja colaborar com o Google e outros membros da Associação Global para Comunicações Móveis (GSMA) para continuar a melhorar o RCS, especialmente em relação à segurança e à criptografia.
Conforme anunciado, o suporte para RCS será introduzido em uma atualização de software do iOS 17 no próximo ano, e as operadoras precisarão implementar o suporte para sua funcionalidade completa. Nos Estados Unidos, a Verizon, a T-Mobile e a AT&T já oferecem suporte para o RCS. Com isso, e à medida que mais operadoras (lista completa na Wikipedia) aderirem à iniciativa, em breve nossa forma de mensagens passará por mudanças significativas.

Arquiteto | Fundador do hanaringo.com | Instrutor em tecnologias Apple | Escritor na Softonic e iDoo_tech, anteriormente na Applesfera
Os mais recentes de David Bernal Raspall
- Em breve diremos adeus ao Apple ID: este será o seu novo nome
- Desmontam o MacBook Air M3 e encontram esta pequena grande surpresa
- MacBook Air M3 vs MacBook Air M2: estas são todas as diferenças
- A Apple lança o iOS 17.3.1 e outros sistemas com correção de erros: agora podemos atualizar. A Apple lança o iOS 17.3.1 e outros sistemas com correção de erros: agora podemos atualizar.
Também pode te interessar
Prime Video termina o ano em grande: chegam Red One, Cross e Citadel em dose dupla
Leia mais
O golpe dos aplicativos românticos com criptomoedas que o Google decidiu denunciar
Leia mais
Margot Robbie produzirá um filme baseado em uma guerreira de quadrinhos… e também será a protagonista?
Leia mais
Já sabemos quanto tempo Hellblade 2 vai durar: menos do que o esperado
Leia mais
Chega à Netflix um dos filmes de ficção científica mais originais e divertidos dos últimos anos
Leia mais
O último grande sucesso da Steam é como o Lethal Company, mas sendo um youtuber
Leia mais