Notícias

O cometa Halley iniciou sua longa viagem de volta à Terra

Está previsto que o famoso cometa passe novamente pela Terra no ano 2061

O cometa Halley iniciou sua longa viagem de volta à Terra
Chema Carvajal Sarabia

Chema Carvajal Sarabia

  • 18 de dezembro de 2023
  • Atualizado: 6 de março de 2024 às 13:26
O cometa Halley iniciou sua longa viagem de volta à Terra

O cometa Halley, oficialmente 1P/Halley, iniciou sua longa jornada de volta à Terra depois de atingir o afélio, o ponto mais distante de sua órbita em relação ao Sol (na altura de Netuno), em 9 de dezembro passado.

Aplicativo da NASA Download

Está previsto que o famoso cometa passe novamente pela Terra em 2061. Sua última visita ocorreu em 1986, quando foi recebido com grande entusiasmo, mas decepcionou muitos.

E é que se esperava que sua aparência fosse como uma bola de fogo celeste resplandecente, mas a realidade é que foi mais como uma mancha fraca no céu que não podia ser vista a olho nu.

História do cometa mais famoso da nossa sociedade

Batizado com o nome de seu descobridor, o astrônomo Edmond Halley, 1P/Halley completa uma órbita ao redor do Sol aproximadamente a cada 75 a 79 anos. Essa duração lhe rendeu a designação de cometa de ‘período curto’, o que significa que orbita ao redor do Sol em menos de 200 anos.

O curto período e seu comportamento previsível é o que levou à sua descoberta. Antes do Halley, não se sabia que os cometas seguiam uma trajetória orbital que lhes permitisse retornar.

O astrônomo previu sua reaparição em 1705 com base em observações registradas em intervalos que remontam a pelo menos 2.000 anos.

Um avistamento do 1P/Halley foi incluído até mesmo no Tapete de Bayeux, o tecido de 70 metros que representa a batalha de Hastings em 1066 e mostra o cometa grande e brilhante.

À medida que 1P/Halley se aproxima novamente, certamente será discutida a possibilidade de uma missão tripulada visitar o cometa. A humanidade já conseguiu pousar um robô em um cometa: a sonda Rosetta da ESA chegou ao 67P/Churyumov-Gerasimenko em 2014 antes de seu módulo de aterrissagem Philae tocar o solo.

Visitar pequenas rochas distantes já é algo que fazemos muito bem. A NASA, inclusive, coletou uma amostra do asteroide Bennu com a missão OSIRIS-REx e a trouxe de volta à Terra em 2023. E o programa espacial japonês já realizou duas missões de retorno de amostras de asteroides. Será que em 2061 também poderemos visitar o famoso cometa?

Aplicativo da NASA Download

Os cientistas acreditam que o cometa Halley existe há pelo menos 16.000 anos e mostra poucos sinais de envelhecimento. De acordo com a NASA, um cometa periódico médio dá cerca de 1.000 voltas ao redor do Sol.

Chema Carvajal Sarabia

Chema Carvajal Sarabia

Jornalista especializado em tecnologia, entretenimento e videogames. Escrever sobre o que me apaixona (gadgets, jogos e filmes) me permite manter a sanidade e acordar com um sorriso no rosto quando o despertador toca. PS: isso não é verdade 100% do tempo.

Diretrizes Editoriais

Últimos Artigos

Carregando o próximo artigo