Notícias
O Google tentou mostrar seu interesse pelas imagens com IA… com terríveis resultados
Uma imagem vale mais que mil palavras


- 2 de fevereiro de 2024
- Atualizado: 26 de agosto de 2024 às 08:57

O Google quis mostrar-se na vanguarda das tendências atuais em Inteligência Artificial generativa, compartilhando uma imagem feita com o gerador que faz parte do Google Bard. No entanto, apesar de a empresa se orgulhar do resultado e até mesmo usá-lo como foto de perfil no Instagram, a comunidade reagiu com opiniões muito divergentes.
Como de costume, a corrente de amantes da tecnologia de Inteligência Artificial elogiou o resultado dessa imagem, mas muitas outras pessoas têm sido críticas com uma arte que consideraram melhorável, com múltiplas falhas e vazia em termos de propósito.
Uma imagem gerada e controversa
O Google Bard, a Inteligência Artificial da empresa, que já está atualmente impulsionada pela poderosa iteração Gemini, é capaz de gerar imagens automaticamente. No entanto, apesar das intenções do Google ao mostrar o resultado de uma de suas gerações, nem todo mundo valorizou da mesma forma essa obra da IA.

O dilema da Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial levanta muitos dilemas morais atualmente, e a aparição do Google com esta imagem polêmica reacendeu mais uma vez a discórdia que envolve uma IA poder replicar o trabalho de um setor que, apesar de geralmente ter resultados bastante melhoráveis, costuma superar os padrões mínimos que muitas empresas estabelecem para essas composições (embora, aos olhos de qualquer pessoa com bom senso, o resultado seja frequentemente deplorável e cheio de defeitos).

Por outro lado, também existe o crescente problema ambiental que envolve o uso da Inteligência Artificial, a qual consome grandes quantidades de energia e água para tarefas que compensam muito pouco o impacto ambiental. É por isso que empresas como a Microsoft já estão tentando desenvolver uma IA com requisitos energéticos inferiores para promover modelos mais sustentáveis do que os existentes atualmente no mercado tecnológico de Inteligência Artificial.

Graduado em Jornalismo, Daniel é especializado em videogames e tecnologia, escrevendo atualmente para Andro4all e NaviGames, e tendo escrito para mais portais da Difoosion como Alfa Beta Juega ou Urban Tecno. Ele gosta de estar atualizado com as notícias, assim como de leitura, videogames e qualquer outra forma de expressão cultural.
Os mais recentes de Daniel García
- O aplicativo Mensagens do Google recebeu uma interface de fotos… mas não é nada de especial
- Graças ao GOG, agora você pode jogar God of War no seu PC sem nenhum DRM
- Embora a Microsoft não tenha anunciado, você já pode desativar o OneDrive no Windows 11
- A versão 2024 do Windows 11 já está disponível no Flight Hub do programa Insiders
Também pode te interessar
Prime Video termina o ano em grande: chegam Red One, Cross e Citadel em dose dupla
Leia mais
O golpe dos aplicativos românticos com criptomoedas que o Google decidiu denunciar
Leia mais
Margot Robbie produzirá um filme baseado em uma guerreira de quadrinhos… e também será a protagonista?
Leia mais
Já sabemos quanto tempo Hellblade 2 vai durar: menos do que o esperado
Leia mais
Chega à Netflix um dos filmes de ficção científica mais originais e divertidos dos últimos anos
Leia mais
O último grande sucesso da Steam é como o Lethal Company, mas sendo um youtuber
Leia mais