Notícias
Tudo o que aconteceu com Sam Altman e OpenAI: cronologia de um fato histórico
A história contada notícia a notícia e com tweets incluídos


- 22 de novembro de 2023
- Atualizado: 6 de março de 2024 às 13:28

Depois de toda a confusão que vivemos nos últimos cinco dias, neste meio pensamos que é uma boa ideia resumir o caos da OpenAI com uma cronologia de notícias e artigos que cobrem e explicam todos os passos dessa novela.
Tudo começou na sexta-feira, 17 de novembro. Esse é o dia em que nossa história começa. Naquele momento, o conselho diretor da OpenAI anunciou a Sam Altman que ele estava fora da empresa e deixava o cargo de CEO.
- 17 de novembro: OpenAI demite Sam Altman, a figura por trás do ChatGPT, e agora o que acontece?
Era hora de se desesperar. Ninguém entendia nada. Por isso, no domingo publicamos um artigo mais longo explicando as possíveis motivações que levaram o conselho a demitir Sam.
Esse artigo usou fontes do The New York Times e The Verge para tentar descobrir a verdade por trás da demissão. No dia seguinte, descobrimos que a Microsoft tinha o truque na manga.
Diante desse movimento, com Satya Nadella contratando o ex-CEO e o ex-presidente da OpenAI, os trabalhadores de sua antiga empresa se rebelaram. Eles não queriam que Altman fosse embora, não concordavam com a decisão do conselho.
Isso levou a uma tensão crescente. Eram mais de 500 funcionários assinando a ameaça… e são 700 funcionários no total na OpenAI. A pressão era sufocante.
Entre os signatários havia pessoas com muito poder na empresa, incluindo membros do conselho diretor que horas antes tinham demitido Sam Altman. O arrependimento foi imediato.
Naquele momento, começou-se a especular que Sam poderia estar movendo céu e terra para dar um golpe mestre que o levasse de volta à direção da empresa.
- 21 de novembro: Acredite se quiser… Sam Altman quer seu posto de CEO na OpenAI de volta
E, como você já sabe, tudo isso terminou da forma mais épica possível. Hollywood vai contar isso em um filme, não daqui a muitos anos, porque a história tem de tudo. Incluindo o final feliz.
Sam Altman anunciou esta manhã, junto com a OpenAI, que seu retorno como CEO era uma realidade que seria concretizada em um acordo histórico. E, o melhor, com a Microsoft como a grande vencedora nos bastidores dessa luta, com seu lugar no conselho diretor.
- 22 de novembro: A história da década: Sam Altman retorna como CEO da OpenAI
Essa foi a cronologia de eventos que poderia emocionar mesmo Steven Spielberg. Se houver mais alguma coisa, vamos seguir escrevendo sobre o assunto.
E finalmente: o CEO interino nomeado pela OpenAI neste domingo, ex-Twitch, foi responsável por esse retorno surpreendente.

Jornalista especializado em tecnologia, entretenimento e videogames. Escrever sobre o que me apaixona (gadgets, jogos e filmes) me permite manter a sanidade e acordar com um sorriso no rosto quando o despertador toca. PS: isso não é verdade 100% do tempo.
Os mais recentes de Chema Carvajal Sarabia
Também pode te interessar
Prime Video termina o ano em grande: chegam Red One, Cross e Citadel em dose dupla
Leia mais
O golpe dos aplicativos românticos com criptomoedas que o Google decidiu denunciar
Leia mais
Margot Robbie produzirá um filme baseado em uma guerreira de quadrinhos… e também será a protagonista?
Leia mais
Já sabemos quanto tempo Hellblade 2 vai durar: menos do que o esperado
Leia mais
Chega à Netflix um dos filmes de ficção científica mais originais e divertidos dos últimos anos
Leia mais
O último grande sucesso da Steam é como o Lethal Company, mas sendo um youtuber
Leia mais