Notícias
Se você tem um Google Pixel, esta atualização é uma das raras e necessárias
Atualizar o kernel é algo bem curioso


- 11 de janeiro de 2024
- Atualizado: 6 de março de 2024 às 13:25

Todos sabemos que Google entrou com o pé direito no mundo dos smartphones. Desde que permitiu que terceiros criassem os Pixel, a empresa melhorou as funcionalidades e capacidades de sua linha de smartphones.
Após um lançamento realmente bem-sucedido do Pixel 8, parece que o Google está fazendo uma atualização estranha, mas muito bem-vinda, para vários modelos da família Pixel. Pelo menos aqueles alimentados por um chipset Tensor (Pixel 6 de 2021 em diante).
Isto vem do informante Mishaal Rahman, que detectou sinais da próxima atualização nos comentários anexados a uma atualização recente do Android, deixados por engenheiros de software do Google. Na atualização, eles iriam mexer no kernel pela primeira vez.
Do que estamos falando
Em termos simples, o núcleo de um chipset é o software de baixo nível que é executado diretamente no hardware: o código básico que comunica entre o silício e o sistema operacional Android.
O kernel intervém em quase tudo o que acontece em um telefone, desde a gestão da memória até os controles de segurança.
No caso dos processadores Pixel do Google, os núcleos são baseados em Linux. Os Pixel Tensor G1 e G2 atualmente utilizam o Linux 5.10, enquanto os Pixel Tensor G3 (Pixel 8 e Pixel 8 Pro) estão no Linux 5.15. Parece que todos esses modelos, incluindo o próximo Google Pixel 9, em breve serão atualizados para o Linux 6.1.
Melhorias em um nível muito baixo
Como este código de software é uma parte tão fundamental de como um telefone funciona, geralmente não é atualizado em telefones existentes: novas versões exigem muito trabalho de teste e implementação para evitar problemas inesperados na forma como um terminal funciona.
No entanto, essas atualizações do kernel podem trazer muitas vantagens. Elas garantem a compatibilidade com componentes mais recentes, ajudam a proteger contra as últimas ameaças de segurança e podem melhorar a eficiência do dispositivo.
Não há nenhuma pista sobre quando exatamente essa atualização do kernel pode chegar, mas deve melhorar o seu telefone Pixel quando isso acontecer. Não espere uma nova lista de recursos como as que recebemos com as atualizações do Android.
Quando chegar a hora, o Google deverá implantar essas atualizações do kernel via OTA, da mesma forma que as atualizações do Android são aplicadas. Você não precisará fazer nada para instalá-las, exceto reiniciar o telefone quando solicitado.

Jornalista especializado em tecnologia, entretenimento e videogames. Escrever sobre o que me apaixona (gadgets, jogos e filmes) me permite manter a sanidade e acordar com um sorriso no rosto quando o despertador toca. PS: isso não é verdade 100% do tempo.
Os mais recentes de Chema Carvajal Sarabia
Também pode te interessar
Prime Video termina o ano em grande: chegam Red One, Cross e Citadel em dose dupla
Leia mais
O golpe dos aplicativos românticos com criptomoedas que o Google decidiu denunciar
Leia mais
Margot Robbie produzirá um filme baseado em uma guerreira de quadrinhos… e também será a protagonista?
Leia mais
Já sabemos quanto tempo Hellblade 2 vai durar: menos do que o esperado
Leia mais
Chega à Netflix um dos filmes de ficção científica mais originais e divertidos dos últimos anos
Leia mais
O último grande sucesso da Steam é como o Lethal Company, mas sendo um youtuber
Leia mais