Artigo

The Day We Fight Back: chegou a hora de discutir sobre segurança online e privacidade

The Day We Fight Back: chegou a hora de discutir sobre segurança online e privacidade
Rafael Videiro

Rafael Videiro

  • 11 de fevereiro de 2014
  • Atualizado: 6 de março de 2024 às 14:01
The Day We Fight Back: chegou a hora de discutir sobre segurança online e privacidade

Segurança online, privacidade e controle de informações são assuntos que ganharam ainda mais destaque desde junho de 2013, mas será que os motivos que levaram meio mundo a repensar sobre segurança digital tiveram consequências no nosso dia a dia na internet? Diversas iniciativas escolheram a data de hoje, 11 de fevereiro, como o dia internacional para discutir a privacidade online e tomar medidas contra as instituições que ameaçam o privilégio da rede mundial de computadores.

Insafe, uma rede europeia que promove o uso seguro e responsável da internet, organiza hoje o Safer Internet Day (SID). O evento é destinado principalmente aos jovens e pretende a chamar a atenção deste grupo para uma utilização mais consciente das tecnologias digitais e dos celulares.

“Vamos criar juntos uma internet melhor.” – Insafe

Como apoio à causa, estão sendo realizadas diversas atividades em todo o mundo. No site do evento, também estão disponíveis uma série de materiais informativos, como o Kids & Teens Online e manuais que explicam como usar a internet de maneira segura e responsável.

Além desta iniciativa, há também o projeto global chamado The Day We Fight Back Against Mass Surveillance (dia da luta contra a vigilância em massa, em português), que se baseia no sucesso de projetos como o blackout da Wikipedia, em 2012, e de ativistas como Aaron Swartz. O site do evento incentiva os visitantes norte-americanos a ligar ou enviar um e-mail aos congressistas do país. Os internautas de outros países são direcionados a outros institutos relacionados à privacidade. Assim como na página web do SID, há diversos materiais que podem ser compartilhados via redes sociais.

Nomes de peso como Reddit, Imgur, DuckDuckGo, Tumblr, Anistia Internacional e Mozilla colaboram com essas iniciativas.

Artigo relacionado:

Últimos Artigos

Carregando o próximo artigo