Notícias
OpenAI: ‘Uma descoberta que pode colocar a humanidade em perigo’
Uma carta escrita por pesquisadores da OpenAI alerta sobre o 'perigo' de seus novos avanços

- 23 de novembro de 2023
- Atualizado: 6 de março de 2024 às 13:28

A saída (e subsequente retorno) de Sam Altman à OpenAI gerou inúmeros títulos de notícias. E não é para menos. A revolução da inteligência artificial está sendo liderada por esta empresa, que ironicamente, começou como uma organização sem fins lucrativos. Com as águas um pouco mais calmas, os problemas que cercam a OpenAI continuam deixando perguntas sem resposta: o que causou a demissão de Sam Altman? Uma carta escrita por vários pesquisadores da equipe parece ter a resposta.
Segundo a Reuters, essa carta alertava sobre uma grande descoberta em inteligência artificial que poderia ameaçar a humanidade. Esta descoberta, juntamente com a carta, teriam sido os dois eventos-chave que levaram à demissão de Altman.
Outra grande preocupação do conselho da OpenAI era a comercialização de seus avanços, sem tempo suficiente para considerar as consequências. Através de mensagens internas, a OpenAI confirmou a existência de um projeto chamado Q*, ou Q Star. Os trabalhadores da empresa acreditam firmemente que Q Star poderia representar um grande avanço no campo da Inteligência Artificial Geral (AGI, na sigla em inglês). Basicamente, é um sistema que superaria os humanos em muitas tarefas.

Este novo modelo, muito mais avançado, utiliza grandes recursos computacionais para funcionar e já é capaz de resolver problemas matemáticos sozinho. A verdade é que, por enquanto, seu nível é comparável ao de um aluno do ensino fundamental. Mesmo assim, na OpenAI, eles estão muito otimistas sobre o potencial que terá no futuro.
Para os pesquisadores, este fato é crucial, já que as matemáticas continuam sendo um limite a ser superado para a inteligência artificial. E é que desenvolver uma IA que possa resolver cálculos matemáticos implicaria uma coisa: que sua capacidade de raciocínio já se assemelharia muito à humana. Porque uma calculadora pode resolver certas operações até um limite, mas um AGI poderia aprender e entender o que está fazendo.
ChatGPT é capaz de gerar texto coerente com base em estatísticas, como se fosse um teclado preditivo muito potente. No entanto, não compreende o que está escrevendo. Com Q Star, a IA passaria a imitar o raciocínio humano. Na carta que mencionamos no início, os pesquisadores enfatizam o potencial perigo que essa tecnologia poderia causar.
Os mais recentes de María López
Também pode te interessar
NotíciasPrime Video termina o ano em grande: chegam Red One, Cross e Citadel em dose dupla
Leia mais
NotíciasO golpe dos aplicativos românticos com criptomoedas que o Google decidiu denunciar
Leia mais
NotíciasMargot Robbie produzirá um filme baseado em uma guerreira de quadrinhos… e também será a protagonista?
Leia mais
NotíciasJá sabemos quanto tempo Hellblade 2 vai durar: menos do que o esperado
Leia mais
NotíciasChega à Netflix um dos filmes de ficção científica mais originais e divertidos dos últimos anos
Leia mais
NotíciasO último grande sucesso da Steam é como o Lethal Company, mas sendo um youtuber
Leia mais